Pensatempo: EUA deslocam franceses e impõem agente da CIA, Elkib, como novo chefe do CNT na Líbia

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

EUA deslocam franceses e impõem agente da CIA, Elkib, como novo chefe do CNT na Líbia

“Homem de negócios” das transnacionais do petróleo tem nacionalidade estadunidense

De nacionalidade estadunidense, o “intelectual” e “homem de negócios” do setor petrolífero, Abdelrahim Elkib foi “eleito” como novo chefe do governo líbio pelo Conselho “Nacional” de Transição (CNT). 

Indicado a dedo pelo governo dos Estados Unidos, onde mora há 35 anos, Elkib – um dos “financiadores” da agressão à Líbia, conforme seus apoiadores no CNT - tem sólidos vínculos com a CIA e também com a British Petroleum e a Shell. A “escolha” desloca do centro de poder agentes pró-franceses como o expresidente do CNT, Mustafa Abdel Jalil, e seu antecessor, o “premiê interino” Mahmoud Jibril.

O mais novo chefe dos marionetes da Otan integra o Departamento de Engenharia Eletrônica do Instituto de Petróleo dos Emirados Árabes Unidos (PI) em Abu Dhabi, centro de pesquisas que está “filiado” à Universidade de Maryland e à Colorado School of Mines nos EUA – ambos turbinados por dólares das transnacionais petrolíferas. 

Elkib se formou nas universidades da Carolina do Sul e Carolina do Norte, onde também deu aulas. Além disso foi professor na Universidade do Alabama e da Universidade Americana de Sharjah, nos Emirados Árabes.

As pesquisas do novo chefe líbio foram financiadas por instituições norte-americanas como a National Science Foundation (NSF), a Electric Power Research Institute (EPRI) e o Departamento de Energia dos EUA. Além disso, trabalhou como “consultor” das também estadunidenses Alabama Power Company (APCO) e Southern Company (SC).

A importação e a imposição de Elkib reforça a posição da base operativa do Comando da África do Pentágono (Africom), criado por Bush em 2008, que passa a ameaçar agora diretamente Argélia, Egito, Tunísia, Niger, Mali e outros países do continente.

Com informações da Resistência líbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário