Pensatempo: Livro Latifúndio Midiota será lançado neste domingo no Tribunal da Terra do Mato Grosso do Sul

sexta-feira, 30 de março de 2012

Livro Latifúndio Midiota será lançado neste domingo no Tribunal da Terra do Mato Grosso do Sul


Na UFMS, em Campo Grande, evento debate demarcação das terras indígenas e quilombolas, violência no campo e reforma agrária
 
Latifúndio Midiota: crime$, crise$ e trapaça$, livro do assessor da CUT Nacional, Leonardo Severo, será lançado na manhã do próximo domingo (1º de abril), em Campo Grande, durante o encerramento do Tribunal da Terra do Mato Grosso do Sul. Além de realizar um julgamento do papel cumprido pelo Estado na questão da terra, integram a programação oficinas sobre diversos temas, apresentações culturais e debates.

O presidente da CUT-MS, Jeferson Borges Silveira, destacou a relevância do livro para defender a verdadeira liberdade de expressão, “fazendo um contraponto à criminalização dos movimentos sociais feita pela mídia, que vende à sociedade uma imagem de que sindicalistas e militantes são todos bandidos e ignorantes, enquanto esconde a podridão das elites, os erros e mazelas do Estado”.

RELEVÃNCIA DO LIVRO

“O lançamento de um livro que defende abertamente a democratização da comunicação num estado como o nosso tem um significado especial, pois ao mesmo tempo em que denuncia a violência criminosa do latifúndio, expõe a violência silenciosa da mídia”, acrescentou o secretário geral da CUT-MS, Alexandre Costa Júnior. Na avaliação do dirigente cutista, “a relação mídia-latifúndio é mais do que íntima, é uma operação casada contra os trabalhadores rurais e indígenas”.

O evento inicia nesta sexta-feira com uma mesa redonda que abordará os seguintes assuntos: Estrutura fundiária e a questão agrária em MS (Miescelau Kudlavicz, agente da Comissão Pastoral da Terra -CPT/MS); O golpe de 64 e seus impactos históricos e atuais na questão fundiária, com Narciso Pires, presidente da ONG Tortura Nunca Mais/PR-Sociedade HPAZ/PR; Como o coletivo se transforma em privado: o histórico papel do Estado na privatização das terras indígenas sul-mato-grossenses, com Katya Vietta, doutora em Antropologia Social/Etnologia Indígena.
Na sexta à tarde acontecem Oficinas que aprofundarão temas específicos como o Movimento Negro e as questões dos territórios quilombolas, agrotóxicos, reforma agrária e a luta pela restituição territorial dos povos indígenas.

Assista
Debate no Sindicato dos Bancários de São Paulo no dia 27 de março

Cobertura do lançamento do livro pela TV CUT - 7 de fevereiro - Livraria Martins Fontes da avenida Paulista


Cobertura do lançamento do livro pela TVT no Fórum Social Temático de Porto Alegre - 27 de janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário